A Mente

Autor: Darlan / Marcadores:

A Saga Camaleônica, texto 3 de 6.

Por que continuamos recriando a mesma realidade? Por que continuamos tendo os mesmos relacionamentos? Por que continuamos buscando os mesmos empregos? Não é surpreendente que tenhamos opções e que existam potenciais? Mas que não estejamos conscientes deles?


O que é a realidade? Como sabemos...
A Mente
Sentado sobre a abóbada celeste, observo fios de pensamento rasgando o céu, de um lado a outro do planeta. Como raios numa tempestade enfurecida. Logo abaixo, encolhido em nossas casas, vivemos presos na teia da ilusão, que foi criado por nós, em nossos mais sinistros sonhos.

A sala é invadida por um azul hipnotizante, forçando-nos a mentir para nós mesmos. Atrofiando a mente, numa idéia simplória, de vivermos todos num mesmo ideal. Seguimos modelos e idolatramos criaturas desalmadas, comemos da lama e do lixo que nos é regurgitado e desejamos corpos perfeitos que faltam quebrar como palitos. A musica toca repentinamente no radio, marchamos cegos esmagando nossos inimigos e a todo o momento nos vitimizamos por erros cometidos no passado. Vivemos uma novela, mas não como na ficção, buscamos sempre um distante final feliz e nos viciamos em sentimentos artificiais que nos foram forçados a engoli.

Por que vivenciamos o mesmo sonho? Por que a esperança nos trás os mesmos amores? Por que a felicidade possui apenas uma face? O mundo é criado a nossa imagem e semelhança e sentimo-nos seguros cercados na frágil fachada de cristal. Usamos a falsa mascara de nossos ídolos, conquistamos a vaidade e apodrecemos por dentro.

Vejo somente clones a todos os lados. Somos como as aves, possuímos asas e somos tão livres como o céu, mas é só jogarem migalhas que virá um bando de pássaros esfomeados em busca de sua ração. Somos viciados no que vemos; o novo soa como uma invasão alienígena e corremos como galinhas assustadas. Quando acordamos, dopamos a nossa mente, nos envolvemos num véu e fantasiamos o nosso dia, como num filme. Mas que ainda não foi estreado.

Ilusão... Apenas ilusão...

A realidade torna-se tão concreta e inalterável, que sentimos pavor em cruzar a Porta das Possibilidades. Tornamo-nos insignificantes e inúteis diante da grandiosidade do mundo, desejamos não mudar e inertes, o mundo roda sem o nosso controle. Então somos objetos, não temos papel algum e não temos como mudar a nossa posição diante do mundo.

Penso... Logo existo...

Quando fechamos os olhos, o mundo se torna um turbilhão de tormentas no meio da tempestade, assim como os nossos desequilibrados pensamentos. Como se todas as pessoas, objetos e acontecimentos fossem formas-pensamento.

Mas, se a realidade é uma possibilidade mental, então ela só existirá pela minha ação. O futuro não o afligirá, pois ainda não aconteceu. E o Passado, é apenas o reflexo de nós mesmos, soando como uma lembrança distante e somos nós que abrimos as portas a Ele, e o Infeliz só pede para ser esquecido. Nós somos as engrenagens da roda do Tempo, ele só passará a existir pela nossa ação. A todo o momento assumimos um papel no mundo, mas ele não nos dá a verdadeira experiência, nós que escolhemos cruzar a porta. E, portanto, criamos a nossa realidade.

Quando o mundo torna-se entediante e vazio de idéias, quando nos deixamos ser invadidos por informações medíocres e pobres, ou quando nos espelhamos na beleza inalcançável, passamos a cultivar a casca seca de nossas vidas e impedimos que o fruto germine nossas idéias. Mas da inércia pode-se brotar até um belo jardim e passamos a buscar novos horizontes. O que você faria se o sol nunca despenca-se do firmamento? Perguntaria: por que da minha existência? Se estou aqui, qual o propósito? Qual o caminho a ser trilhado? E da morte, será o meu fim? É desesperador para uma criatura descobrir que no fim a vida foi uma farsa, mas se ela for contagiada por esta natureza, verá o seu mundinho desmoronar.

Todos nós que vivemos hoje possuímos a plena sabedoria de decidir seguir o caminho certo, mas quem pularia o precipício das ilusões e dos vícios? Para muitos seria a morte apenas olhar para as trevas do seu ser e perturbador olhar para trás e ver tudo que seria perdido. Este é o maior desafio de nossas vidas.

O caminho é estreito, certamente todos nós deveremos passar por lá. Mas, um dia devemos amar a vida tanto quanto amamos o vicio.

A única maneira de eu me sentir bem comigo mesmo, não é o que faço para meu corpo, mas o que faço para minha mente.

No final volto a minha vida, subjugando o meu mundinho e observando as inspirações despencarem na Terra, como estrelas cadentes. Mas ainda continuo criando ilusões para estancar a dor e a caminhar sobre a estrada de carvão escaldante. Comigo levo o retrato Dela, na eterna esperança de ter o seu amor, apaixonado pela expectativa em ser correspondido...
Texto baseado no documentário de física quântica - "Quem Somos Nós?".
Esta foi a primeira vez que demorei dois dias para se criar um texto.
Espero que tenham gostado e desejo tornar estes textos uma rotina semanal em meu blog.

12 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que voltou a escrever, não desanime!

Aproveito para informar que o cadastro do Feeds do seu blog foi corrigido.

Sucesso
Gino Netto
http://paginageral.com/bloggeral

Anônimo disse...

Muito bom o texto :)

O que é realidade?
Grande duvida
As vezes eu paro pra tenta achar um pq das coisas, mas paro em vão
tem coisas que nao tem explicações
:D


http://www.mundo-oculto.blogspot.com/
Obrigado pelo comentário mas nao fui só eu que escrevi não.

Des[Construíram] disse...

Só quando me confronto com a realidade é que me dou conta de que a ilusão é um universo de possibilidades factíveis.

Anônimo disse...

Nossa exelente texto.
O que eu posso dizer sobre realidade, talvez seja essa unica realidade a que vivemos, e envão estamos tentando desobrir a verdade que dez de plutão é desconhecida.Eu ja desisti=)
Kara você é muito inteligente ja ta nos favoritos porcura continua esses textos que émuito interessante.

João Gabriel Lopes disse...

Darlan, obrigado por ter entrado no meu humilde blog. Agradeço também os elogios, embora saiba que ainda tenho muito a aprender. Só tenho 16 anos e estou só começando. A estrada é longa e os caminhos são sinuosos... Espero suportar. Parabéns pelo seu blog, que tem textos muito bem escritos. Gosto do jeito como você organiza e trata de suas idéais, dando a elas um quê de emotividade e sentimento. Quanto à menina do texto que eu escevi... bem, as interpretações estão aí e você tem todo o direito de entendê-las como quiser, esse é o propósto maior do blog. Prometo, entretanto, mais clareza nos próximos textos. Espero que os continue lendo. Agradecido mais uma vez,
O MAGO

João Gabriel Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
WiLL Maia disse...

Ta de PArabeins seu blog

vc escreve mto
sucesso ae!

Abraço!

http://www.imperiomaia.blogspot.com

:B

Isaias Malta disse...

Há lugar na rede para textos? Há e o camaleão e a prova disto. Também estou com um blog tentando ir além dos videozinhos e ppszinhos que pululam por aí.
Disseste que não foste tu o autor deste, quem é então?
isaias
http://pireu.blogspot.com

denis disse...

Olá! A ilusão é uma ilha paradisíaca que se compra com cheque sem fundos. A realidade é uma cidade plana, arejada e trafegável, mas que pode nos sufocar com seu concreto.O que fazer, então? Meu pobre conselho é sempre navegar, nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Um abraço.

Anônimo disse...

Mandou bem. Voc� conhece aquela can�o?
"Marcianos invadema a Terra. Est�o inflando o meu ego com ar. E quando penso que j� estou chegando, tenho que dobrar mais uma esquina..." Legi�o Urbana
Abra�os, estranho amigo.Se um dia criar um blog, quero que apare�a, t�

DouglasFerT disse...

Textos mais elaborados levam um tempo extra para serem elaborados. Mas normalmente valem a pena todo o esforço.
NEste caso valeu!

RznD disse...

'A realidade torna-se tão concreta e inalterável, que sentimos pavor em cruzar a Porta das Possibilidades. Tornamo-nos insignificantes e inúteis diante da grandiosidade do mundo, desejamos não mudar e inertes, o mundo roda sem o nosso controle. Então somos objetos, não temos papel algum e não temos como mudar a nossa posição diante do mundo. '

muito bom o texto que você me indicou..mesmo..eu já dei uma lida neste livro quem somos nós..em algumas partes...ele é ótimo!
fico feliz que vc tenha gostado do meu texto...=] se quiser, dê uma olhada nos outros...achoq vc vai gostar
parabensss!